domingo, 17 de janeiro de 2010




O vento que bate
É o mesmo que corre
Que leva aos seus ouvidos
O pensamento que me ocorre
Balançando seu coração
Meu sentimento aperta o peito
Nesta pressão de emoção
Digo lhe te amo .
Muito mais que a
Luz que ilumina nossa paixão ..

         Allan De Tarso.

Guia Do Blogueiro Financeiro ..

Seria muito mais legal se, ao invés de trabalhando, você estivesse agora em casa, vestindo apenas a roupa de baixo e escrevendo no seu blog. Quem não gostaria disso, não é verdade? O problema é descobrir como fazer dessa atividade um ganha-pão.
Nick Douglas, ex-editor do Valleywag, um dos mais bem-sucedidos blogs lançados pela Gawker Media, é um expert no assunto e dá algumas dicas de como se aventurar no mundo blogueiro com sucesso. Seus ensinamentos vão desde o melhor modo de escolher a plataforma ideal até como fazer para contatar a editora que, se aproveitando do sucesso do seu blog, lançará um livro baseado nele.
Começando a blogar
A primeira questão a ser resolvida (e uma das mais importantes) é decidir qual o assunto do seu blog. Caso você pretenda focar em “tudo que eu gosto”, fantástico. Pare de ler isso aqui agora mesmo e comece a escrever os textos. Um blog nesses moldes e é um excelente passatempo. No entanto, os blogs que mais atraem atenção são aqueles que tratam de um único assunto, seja ele pequeno ou grande.
Não importa qual assunto você escolha, alguém já está escrevendo sobre ele. Porém, não se preocupe. O Valleywag também não foi o primeiro blog a falar sobre a indústria de tecnologia. Quando ele foi lançado, já havia o TechCrunch e o Mashable tratando desse mesmo ambiente. Por isso, coube ao Valleywag encontrar um novo ângulo de cobertura e ficar atento às notícias que eventualmente estivessem sendo ignoradas pelos demais blogs.
Escolhendo a plataforma
Blogueiros novatos tendem a ficar obcecados com as mesmas dúvidas. “Qual plataforma devo usar?”, “É preciso ter um design profissional?”, “Devo comprar meu próprio domínio?” Não perca tempo com esses dilemas pelo menos até que você já esteja conseguindo atrair alguns leitores e se divertindo com o blog.
Geralmente, o WordPress é recomendado para blogs com postagens de mais de 200 palavras cada uma e o Tumblr para blogs com postagens menores. Ambos possuem uma boa reputação, que automaticamente rende alguns leitores iniciais, além de disponibilizarem diversos designs visuais padronizados para você escolher. Tanto um como outro permitem também que você utilize seu próprio domínio.
Escrevendo como um profissional
Escrever sobre o assunto que você elegeu pode ser tão simples quanto pesquisar na internet todas as notícias relevantes a seu respeito, construir links para elas e adicionar um parágrafo resumindo-as. Isso deu certo com uns cinco blogs por aí, todos eles fundados há mais de seis anos, quando qualquer um era capaz de angariar leitores. Porém, existe uma estratégia muito mais eficaz, que mesmo blogs já consolidados como o Gawker usam para chamar a atenção: faça sua própria notícia.
A maioria dos seus visitantes – a maioria dos visitantes de qualquer blog – irá visitá-lo uma única vez. Se você disponibilizar apenas links e resumos, eles simplesmente clicarão num desses links e não voltarão nunca mais. Para se tornar uma fonte digna de visitas repetidas, você precisa ou providenciar cada vez mais e melhores links (e, convenhamos, é impossível bater o Google News quando se trata disso) ou ser capaz de escrever artigos originais. Por sorte, criar um artigo original requer nada mais do que um pouquinho de criatividade.
O modo mais óbvio de se criar uma notícia original é pelo método de “análise compilatória”. Por exemplo, uma matéria que aconselha às pessoas que não façam nada e apenas relaxem enquanto a crise mundial vai dando cabo de instituições financeiras ao redor do mundo possui muito mais credibilidade quando escrita por um economista. Mas se você escolheu um assunto pelo qual realmente se interessa, naturalmente estará envolvido em pesquisas a seu respeito e, portanto, em posição de educar seus leitores.
Assim, na eventualidade de um estudo inovador ou um press-release a respeito de tal assunto vier à tona, você já terá adquirido know-how e capacidade de contribuir com uma visão de especialista sobre o que anda acontecendo (mas nunca escreva um artigo que se limite a fórmulas como “aqui está algo que você não sabia sobre” – prefira sempre se ater a pormenores pelos quais seus leitores já se interessam ou deveriam se interessar).
Listas, listas e mais listas
Listas e façanhas inusitadas são outras duas formas de criar sua própria notícia. Pegue qualquer revista e você vai ver que muitas reportagens se baseiam exatamente numa dessas duas estratégias. No entanto, listas e façanhas funcionam bem para causar picos de acesso. Se o seu objetivo é construir uma audiência regular, fiel e duradoura, o melhor mesmo é embrenhar-se numa narrativa de longa duração.
Dê a si mesmo um ano para aprender como se bloga. Você vai errar muito e, com sorte, as pessoas vão te xingar bastante todas as vezes em que isso acontecer. O sentimento frustrante que nos acomete quando isso ocorre se chama “aprendizado”. Após nove meses escrevendo cerca de doze posts por dia, começa-se a ter alguma noção das coisas. E se você tiver capacidade de blogar pelo menos 20 vezes por semana ao longo de seis meses, sem desistir, fatalmente descobrirá uma notícia interessante, capaz de lhe render boa visitação.
Subindo na árvore
Uma boa fonte para se encontrar blogs relevantes é o Technorati, que lista os blogs mais linkados da internet, além de categorizar quantitativamente blogs que tratam de dezenas de assuntos diferentes. Mas lembre-se: um link para a sua página publicado num blog pequeno, mas respeitável, provavelmente lhe renderá mais leitores fiéis do que um link publicado num blog gigante, tipo o Boing Boing.
Mesmo assim, o Boing Boing é o lugar perfeito para se mandar alguma façanha pessoal que tenha potencial para atrair atenção do grande público. O mesmo vale para o Digg, ainda mais se você travar amizade com pessoas do site, que ajudam a divulgar as peripécias umas das outras. Mas não se prenda ao esquema de troca de votos do Digg, pois é uma tremenda perda de tempo. Se você conseguir links nos blogs maiores com alguma freqüência, vai acabar caindo no Digg de um jeito ou de outro, mesmo sem enviar diretamente para eles seu artigo.
Há toda uma pequena indústria baseada em ajudar blogueiros a rastrear a popularidade de seus blogs. Infelizmente, muitos desses blogueiros acabam desanimando em virtude de determinados aspectos dessa indústria – como, por exemplo, quando checam sua posição no ranking do Technorati, que mostra quantos outros blogs possuem links para os deles.
Ganhando um dinheirinho
Cerca de um ano após começar, você já deve ter começado a chamar a atenção de outros bloggers. Caso você esteja com uma média de mais de 100 mil visitações por mês, já possui audiência suficiente para começar a vender espaço publicitário no blog. Caso ele seja específico e voltado para o público consumidor, tente vender o seu peixe em redes como a Blogads. Já se você considera o seu blog um local onde abundam pensamentos e considerações eruditos – e seus leitores concordam com isso.
Na eventualidade de você estar discorrendo sobre eventos de sua intimidade ou tenha tido uma idéia que evoluiu e agora já pode resultar num livro, escreva uma proposta de publicação. Depois, mande-a por e-mail para um agente literário. Quem não arrisca, não petisca.
Por fim, se você está desiludido por não conseguir a popularidade daqueles blogs maiores, que escrevem o mesmo tipo de coisa que você e publicam com freqüência links para o seu blog – mas sempre te dão uma rasteira graças à equipe maior e ao montante de dinheiro envolvido –, por que não tentar escrever pra eles? Afinal, muita gente já contratou blogueiros que escreviam de graça por anos. Quem sabe?
Dicas para descobrir o assunto perfeito
1. Seja específico - Ao invés de escrever um blog sobre literatura, tente limitar o assunto ao realismo mágico ou aos thrillers de ação – isto é, a tópicos que você domine conceitualmente.
2. Escolha um assunto que lhe interesse - Se você entrou nessa pelo dinheiro e escolheu um assunto pelo qual não dá a mínima, vai sofrer uma grande decepção quando descobrir seus concorrentes. Por outro lado, se você elegeu um assunto que realmente ama, vai se deliciar toda vez que trombar com um blogueiro com o mesmo interesse. É mais um para discutir apaixonadamente sobre a matéria em questão.
3. Abuse dos assuntos inusitados - É só pegar como exemplo esses malucos que adoram barbas ou os caçadores de queijos do CurdNerds. Blogs como os deles possuem tópicos muito mais interessantes e divertidos do que aqueles com um cara discorrendo sobre as últimas novidades no mundo da telefonia móvel.
4. Não tema tornar-se conceitual - Blogs extremamente populares se baseiam em bons artigos cômicos e fecharam, neste ano mesmo, acordos para publicações de livros. Cada um deles pode ser resumido, em termos do assunto abordado, numa única frase, mas é impossível restringi-los a um público específico.

fonte no link ;) Direitos Msn.com

Att. Allan De Tarso .